Destaque
Consciência Negra é celebrada com vasta programação cultural no Campus Patos
O Campus Patos do IFPB celebrará no período de 17 a 19 de novembro de 2025 a VIII Semana da Consciência Negra. Organizada pelo Neabi, o Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígena, a Semana da Consciência Negra celebra o orgulho da negritude e traz uma reflexão para toda a comunidade acadêmica acerca da importância de uma educação antirracista.
A iniciativa de comemorar a importante data não se restringe apenas ao período oficial do evento ele se estende ao longo do mês de novembro com o projeto "Leia Autores Negros", aplicado pela biblioteca do campus, onde todo dia é apresentado aos alunos por meio do instagram do setor um autor ou uma autora negro(a) e colocando como destaque na entrada na biblioteca livros de autores negros para incentivar a leitura da literatura preta. Também como parte das ações desenvolvidas em novembro a biblioteca está promovendo sessões de cinema no projeto "CineBiblio", os filmes escolhidos dialogam com a temática raça, racismo e a realidade do negro no Brasil.
A programação deste edição foi elaborada em parceria com o Coletivo de Teatro Pataquada, o grupo de teatro do campus Patos fruto das ações de Extensão, e a biblioteca do campus. O Coletivo Pataquada estreará na programação da Semana o seu espetáculo “Do fogo que em mim arde”, título homônimo ao poema de Conceição Evaristo, ponto de partida da criação atual do grupo.
Nesta nova criação, além dos poemas de Evaristo, o grupo traz à cena escritos de Victória Santa Cruz, Djamila Ribeiro, Grada Kilomba e uma série de outros escritores negros escolhidos pelo elenco. A cena do Pataquada traz a valorização de nossa identidade como instrumento para a construção de nosso orgulho. Além dos estudos raciais o grupo de teatro prossegue na investigação da acessibilidade na criação da cena, elaborando mais uma vez uma peça teatral acessível em Libras com a intérprete como parte da criação.
Na preparação para este novo trabalho o elenco composto por estudantes, parceiros sociais, técnicos administrativos e professores se debruçou no estudo e na discussão do livro Pequeno Manual Antirracista da Djamila Ribeiro embasando assim a discussão que o espetáculo levanta. A encenação da peça tomou por base também os movimentos artísticos Afrofuturismo e Sertão Punk. O Afrofuturismo alia a cultura e saberes africanos à tecnologia propondo a criação de um futuro glorioso para a população negra. O Sertão Punk se inspira no Afrofuturismo e pauta a fusão das tradições nordestinas com a tecnologia.
Na VIII Semana da Consciência Negra se estende a todas as turmas dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio podendo ainda receber público espontâneo sujeita à lotação do espaço. As apresentações acontecem na biblioteca dentro do horário de aula dos estudantes. Após as apresentações haverá um debate com o público mediado pelos integrantes do Neabi discutindo a temática racial levantada pelo espetáculo. Em paralelo o IFPB campus Patos realiza o 3º Simpósio Internacional Educação, Direitos Humanos e Cultura. Na manhã do dia 18 o campus sedia o encontro oferecendo duas palestras acerca de Direitos Humanos no Brasil e a relação entre Direitos Humanos e Inteligência Artificial.
Serviço:
VIII Semana da Consciência Negra IFPB campus Patos
Local: Biblioteca do campus Patos
Apresentações:
17/11/25
9h | 1º Edificações + 1º Eletrotécnica
10:30h | 3º Edificações + 1º Segurança do Trabalho
13:30h | 2º Edificações + 2º Eletrotécnica
19/11/25
8h | 1º Informática + 2º Segurança do Trabalho
9:30h | 3º Eletrotécnica + 3º Segurança do Trabalho
11h | 2º Informática + 3º Informática
3º Simpósio Internacional Educação, Direitos Humanos e Cultura
18/11/25
Local: Auditório do IFPB campus Patos
Horário: 9h
Modalidade: Palestras