Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2025 > 08 > Palestra no Campus Sousa discute evolução geomorfológica da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe

Noticia

Palestra no Campus Sousa discute evolução geomorfológica da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe

Evento reuniu estudantes dos cursos de Agropecuária, Meio Ambiente e Agroindústria
por Heranir Oliveira publicado: 22/08/2025 09h20 última modificação: 22/08/2025 09h20

O Campus Sousa promoveu no último dia dia 20 a palestra intitulada “Evolução Geológico-Geomorfológica da Bacia Sedimentar do Rio do Peixe”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Henrique de Melo Brandão, docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Cajazeiras. O encontro aconteceu no auditório da Sede e reuniu estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Agroindústria, além de turmas do primeiro ano de Agropecuária.

A atividade integrou a programação acadêmica do campus e teve como objetivo proporcionar aos estudantes um aprofundamento teórico e prático sobre aspectos geológicos e geomorfológicos da região, ampliando a formação científica e técnica dos participantes.

Durante sua explanação, o Professor Marcelo Brandão destacou a relevância da compreensão da Bacia do Rio do Peixe no contexto regional. Segundo ele, “o conhecimento dos aspectos geológicos e geomorfológicos da Bacia do Rio do Peixe contribui com o reconhecimento das potencialidades naturais da bacia sedimentar. A formação da bacia e dos seus aquíferos, os aspectos morfodinâmicos dos diferentes compartimentos de relevo contribuem para o reconhecimento do lugar e da importância estratégica da bacia sedimentar do Rio do Peixe no contexto semiárido”.Palestra.jpg

Com uma abordagem que articulou ciência e prática, a palestra trouxe reflexões sobre os recursos naturais e as características físicas que influenciam o desenvolvimento da região. A iniciativa reforça o compromisso do IFPB Sousa em estimular a integração entre ensino e realidade local, preparando os estudantes para compreender e atuar de forma crítica e consciente diante dos desafios do semiárido.

registrado em: