Noticia
Extensão: IFPB seleciona professores para atuar na Bolsa-Formação Aquicultura
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB (ProExc) publicou, nesta terça-feira (01), um edital de seleção de profissionais interessados em atuar como professores formadores nos cursos a serem ofertados pela Bolsa-Formação Aquicultura. O processo seletivo oferta 74 vagas distribuídas nos campi Areia, Cabedelo, Cabedelo Centro, Guarabira, Itabaiana, Princesa Isabel, Santa Rita e Sousa. As inscrições serão realizadas exclusivamente mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível em https://concursos.ifpb.edu.br/ e o envio da documentação exigida pelo edital.
No Campus Sousa, estão sendo ofertadas cinco vagas para atuação no curso de Operador de Beneficiamento do Pescado, com carga horária total de 200h. O curso é presencial e visa promover a qualificação profissional de trabalhadores como aquicultores, pescadores, povos ribeirinhos, indígenas, quilombolas, assentados, agricultores familiares, extrativistas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A Bolsa-Formação Aquicultura está inserida no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciativa do governo federal que visa ampliar o acesso de jovens e trabalhadores a cursos de educação profissional e tecnológica.
De acordo com o cronograma do edital, as inscrições devem ser realizadas no ambiente virtual da Compec entre os dias 04 e 20 de julho de 2025. A lista preliminar de inscritos deve ser publicada no site do IFPB em 21 de julho de 2025. Os interessados em enviar recurso contra o resultado podem fazê-lo no dia 22 no mesmo ambiente utilizando para as inscrições. A relação definitiva de inscrições está prevista para o dia 23 de julho. A publicação do resultado preliminar da seleção deve ser feita em 31 de julho, com prazo para recursos em 1º de agosto. O resultado definitivo será publicado na data provável de 06 de agosto de 2025.
Podem participar do certame servidores ativos e inativos do Instituto Federal da Paraíba, professores substitutos e servidores do IFPB, inclusive aqueles em Cooperação Técnica, além dos profissionais que não possuem vínculo com o instituto. Mais informações sobre as vagas para professores formadores e os documentos exigidos pelo processo seletivo podem ser consultadas no edital da seleção, disponível neste link.