Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2025 > 06 > Campus Sousa seleciona profissionais para atuarem em projeto de extensão em Educação Antirracista

Noticia

Campus Sousa seleciona profissionais para atuarem em projeto de extensão em Educação Antirracista

Seleção oferta cinco vagas para profissionais da educação básica de municípios do Alto Sertão
por Amanda Tavares de Melo publicado: 11/06/2025 10h00 última modificação: 11/06/2025 10h00

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFPB Campus Sousa (Neabi-SS) publicou, nesta terça-feira (10), uma chamada interna para selecionar bolsistas para compor a equipe do projeto de extensão “A educação para as relações étnico-raciais no Semiárido: (in)formar, (re)discutir e promover a equidade racial a partir da ERER e EEQ no Alto Sertão da Paraíba”. 

O processo seletivo está ofertando cinco vagas, que podem ser ocupadas por profissionais que atuam em escolas de educação básica municipais, estaduais ou privadas localizadas nos municípios de Aparecida, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço José de Moura, Pombal, Santa Cruz, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, Sousa, Vieirópolis e demais municípios adjacentes que fazem parte do Alto Sertão da Paraíba. 

Os referidos profissionais podem ocupar as funções de docente, gestor/a e/ou apoio pedagógico/educacional nas instituições de ensino. É desejável que os candidatos tenham experiência prévia e/ou interesse nas áreas temáticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e/ou de Educação Escolar Quilombola (EEQ). Os candidatos selecionados terão direito a bolsa no valor de R$ 1 mil mensais, durante oito meses. A carga horária de trabalho será de dez horas semanais. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 10 a 20 de junho por meio do formulário eletrônico disponível aqui. Os candidatos devem preencher o formulário e, em seguida, anexar em sequência e em um único arquivo em PDF os seguintes documentos:

a) Carteira de identidade (RG ou CIN);
b) CPF;
c) Declaração de vínculo institucional com a escola;
d) Carta de intenção da candidatura (conforme modelo disponível no Anexo I do edital);
e) Declaração de disponibilidade de carga horária semanal para dedicar ao projeto, seguindo o modelo disposto no Anexo II do edital.

A seleção será realizada em duas etapas: a primeira consistirá na análise de documentação e currículo e a segunda em entrevista com os candidatos. De acordo com o cronograma da seleção, a lista de inscrições homologadas deverá ser publicada no site do Campus Sousa na data provável de 24 de junho de 2025. As entrevistas com os/as candidatos/as deverão ocorrer no período entre 25 e 28 de junho de 2025. O resultado final está previsto para ser divulgado em 30 de junho de 2025. 

registrado em: