Noticia
I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano começa nesta segunda-feira (05)
O Campus Sousa do IFPB deu início nesta segunda-feira (05) às atividades da I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano, evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do campus, o Neabi-SS. Com o tema “(Re)conhecer e respeitar as histórias e memórias ‘tapuias’ do/no Semiárido”, a Semana tem o objetivo de construir um espaço de diálogos e reflexões sobre assuntos relacionados à luta contra o racismo e em prol da valorização da cultura e das tradições dos povos indígenas do semiárido brasileiro.
A programação do evento inclui conferências, oficinas, minicursos, mostras de cinema, mesas redondas, atividades culturais e com uma visita técnica ao Sítio Arqueológico Serra Branca, localizado no município de Vieirópolis, a cerca de 30 km de Sousa, que conta com pinturas rupestres, registros antropomórficos e artefatos que dão pistas sobre a presença dos povos originários na região. Podem participar do evento estudantes, docentes, profissionais de educação, membros de movimentos sociais e do público em geral. As inscrições e todas as atividades da Semana são gratuitas.
A abertura do evento foi marcada pela conferência “Povos indígenas no Semiárido: (re)conhecendo os protagonismos históricos”, ministrada pelo professor Edson Hely Silva, docente do Colégio de Aplicação e da Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A palestra foi realizada na Unidade Sede do Campus Sousa e reuniu a gestão do campus, a comissão organizadora do evento e a comunidade acadêmica da instituição. Em sua fala, o professor destacou a centralidade da história e das memórias indígenas para a cultura brasileira e reforçou a importância de seguir avançando na promoção dos direitos e do respeito às sociodiversidades dos povos indígenas no Brasil.
Para o professor Reinouds Silva, membro do Neabi do Campus Princesa Isabel e do coletivo dos Neabis do Instituto Federal da Paraíba, a realização de um evento como a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano sinaliza a abertura não apenas do Campus Sousa, mas de todo o IFPB para a construção de um debate étnico-racial crítico, plural e que produza resultados efetivos para o enfrentamento ao racismo dentro e fora do ambiente escolar.
“Ainda precisamos nos movimentar muito enquanto sociedade e enquanto instituição em torno da questão étnico-racial, mas sem dúvidas um evento como esse é muito relevante para discutir a situação dos povos indígenas na Paraíba e na nossa região. Ao fazer isso, o IFPB se coloca como um vetor de mudança para a construção e a ratificação de uma educação que contemple efetivamente a diversidade do ponto de vista étnico, abrangendo os negros, os brancos, os povos indígenas, os ciganos e outras etnias. É essa diversidade que o IFPB tem que abraçar”, declarou Reinouds.
O professor ressaltou ainda o trabalho coletivo da comissão organizadora da Semana, composta por servidores de vários campi do IFPB atuando sob a coordenação-geral do professor Paulo Nascimento, docente de História no Campus Sousa. Reinouds lembrou que o evento também vai receber o I Fórum dos Coordenadores dos Neabis do IFPB, um espaço decisivo para a articulação das políticas institucionais voltadas para o letramento racial e o combate à discriminação. “No Fórum, vamos consolidar o Plano de Ação 2025 dos Neabis, que vai articular os núcleos dos campi e também trazer a reitoria para a discussão sobre a pauta da educação étnico-racial e das relações étnico-raciais no IFPB. Essa é uma questão histórica ao mesmo tempo em que também aponta para o futuro”, concluiu.
A programação da I Semana se estende até a sexta-feira, 09 de maio. A grade de atividades do evento pode ser consultada no site do evento na plataforma Even3. Os participantes que realizaram as inscrições na plataforma receberão os certificados de participação após o término do evento.