Você está aqui: Página Inicial > Sousa > Notícias > 2025 > 05 > Debates sobre as relações étnico-raciais marcam a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano

Noticia

Debates sobre as relações étnico-raciais marcam a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano

Evento teve mais de 400 inscritos da comunidade acadêmica e do público externo
por Amanda Tavares de Melo publicado: 14/05/2025 19h10 última modificação: 14/05/2025 19h10

Entre os dias 05 e 09 de maio, o IFPB Campus Sousa recebeu a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano, um evento pioneiro na área de educação antirracista no Instituto Federal da Paraíba. Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Sousa (Neabi-SS) em parceria com representantes dos Neabis de outros campi do IFPB, o evento buscou valorizar a cultura, a tradição e as memórias dos povos indígenas do semiárido brasileiro, bem como promover reflexões sobre a invisibilidade histórica dessas populações e a importância dos debates sobre reconhecimento, direitos e oportunidades para os povos indígenas da região.

Em sua primeira edição, a Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano adotou o tema  “(Re)conhecer e respeitar as histórias e memórias ‘tapuias’ do/no Semiárido”, que balizou as atividades desenvolvidas durante os cinco dias do evento. A organização da Semana apostou em uma programação diversificada, capaz de apresentar múltiplas abordagens sobre o tema escolhido, com a realização de palestras, oficinas, minicursos, exibições de filmes, mesas redondas e atividades especiais como o I Fórum dos Neabis do IFPB e a visita técnica ao Sítio Arqueológico Serra Branca, no município de Vieirópolis (PB).

De acordo com o Coordenador-geral da Semana e também do Neabi Sousa, professor Paulo de Oliveira Nascimento, o evento contou com uma ampla participação da comunidade acadêmica e do público externo ao IFPB. “Registramos mais de 400 inscrições, feitas principalmente por estudantes dos cursos técnicos integrados e das licenciaturas do IFPB Campus Sousa, o que demonstra um grande interesse da comunidade pelas pautas étnico-raciais e pela educação antirracista. Por esse motivo, eu considero o evento como tendo sido bastante significativo por ter sido pensado para discutir a história e a realidade atual dos povos indígenas do sertão da Paraíba, sujeitos que foram historicamente marginalizados, invisibilizados e alvos de ações de extermínio durante muitos anos. Essa é uma pauta urgente e discuti-la no ambiente acadêmico é fundamental para mudar essa realidade”, afirmou o docente.

O professor contou ainda que a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano nasceu de um diálogo ativo com os membros do Neabi SS e com docentes de outros campi como os professores Reinouds Lima, do Campus Princesa Isabel, Virna Farias, do Campus Picuí, e João Edson Rufino, do Campus João Pessoa, que, juntamente com outros convidados do evento, se empenharam em discutir as questões raciais voltadas especificamente para os povos indígenas. Nascimento destacou também a participação dos professores Edson Silva e Cristiano Christillino, da UFPE e da UFPB respectivamente, “que foram muito enfáticos ao falar, rememorar e trazer à luz a história e as particularidades desses sujeitos historicamente invisibilizados, os povos indígenas do sertão nordestino”.

Além dos convidados do meio acadêmico, a I Semana também contou com a presença dos indígenas Potiguara, que compartilharam as suas experiências a partir de um processo dialógico com os povos indígenas do sertão. “Entre outros, recebemos aqui no Campus o Isaías Potiguara e a Tiane Potiguara, que trouxeram um pouco da cultura indígena, da sua história e puderam colaborar conosco. Fizemos mesas, palestras, oficinas que contaram com a participação ativa, interativa e interessada dos alunos e alunas do IFPB Campus Sousa”, explicou Nascimento.

O professor lembrou ainda os parceiros externos ao campus que contribuíram para a realização do evento, com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e o Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEF-PB) Segundo o docente, a I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano foi submetida ao edital de eventos da Fapesq, que concedeu aos projetos selecionados um recurso de R$ 10 mil para o custeio do evento. Além do aporte financeiro da Fapesq, o evento também contou com o apoio da coordenação estadual do Sintef-PB, na pessoa da servidora Milena Silva, bibliotecária do Campus Sousa, que atuou na articulação do evento, fornecendo inclusive apoio financeiro e participando ativamente das várias ações e discussões realizadas durante o evento.

Como coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus, acredito que atividades como essa são fundamentais para promover a educação para as relações étnico-raciais, missão central do núcleo. Assumimos o Neabi há oito meses e, desde então, realizamos dois eventos, incluindo a Semana de Africanidades, em dezembro passado. Esta I Semana dos Povos Indígenas do Sertão Paraibano foi especialmente importante por ter mobilizado o campus e alcançado com êxito nosso público-alvo prioritário: os estudantes do ensino médio integrado e das licenciaturas. Estamos muito felizes e agradecidos com os resultados alcançados”, concluiu o professor.

registrado em: