Governança
A governança do Parque Científico e Tecnológico Sinergia do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) é fundamentada na transparência, na articulação institucional e na agilidade, refletindo o modelo "inicial e modular" da sua fase de implantação.
Nossa estrutura de gestão está formalmente definida no Regimento Interno Inicial (em trâmite de aprovação) e nas Portarias de criação (Nº 1623/2025 e Nº 1624/2025), garantindo a segurança jurídica e o alinhamento com a Política de Inovação do IFPB.
A governança é exercida em três níveis:
1. Vinculação estratégica (supervisão)
O Parque Sinergia é uma unidade estratégica do IFPB vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG). Esta vinculação assegura o alinhamento direto com as políticas de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e a integração com o fomento à pós-graduação.
2. Gestão executiva (execução)
A coordenação e a gestão executiva do dia a dia são de responsabilidade do Núcleo de Apoio ao Parque Sinergia (NAPS), conforme estabelecido no Art. 7º do Regimento.
O NAPS é o ponto focal para o planejamento das ações, execução dos eixos de atuação e articulação de parcerias estratégicas.
3. Assessoramento e articulação multicampi (consulta)
Para garantir a integração multicampi e o alinhamento com os demais atores do ecossistema, o NAPS é assessorado pela Câmara de Inovação do IFPB.
Atuando em caráter consultivo e em consonância com a Política de Inovação do IFPB (Art. 13), a Câmara (composta pelos Agentes de Inovação dos campi) apoia o Parque na definição das diretrizes estratégicas e na elaboração de normas complementares.
4. Transparência e deliberação superior
O Regimento do Parque Sinergia segue o fluxo de aprovação das instâncias máximas do IFPB. As deliberações são submetidas à análise do Conselho de Inovação (COINOVA) e da Procuradoria Federal junto ao IFPB, com aprovação final pelo Conselho Superior (CONSUPER).