Noticia
IFPB participa do Simpósio de Limnologia do Semiárido
O Instituto Federal da Paraíba participou da cerimônia de abertura do III Limnosa, representado pela professora Silvana Cunha Costa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação. O III Limnosa (Simpósio de Limnologia do Semiárido), com o tema Águas do semiárido: diálogos e ações frente às mudanças climáticas, acontece no INSA, na cidade de Campina Grande-PB, nos dias 08 a 10 de outubro.
O evento é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC - UEPB), em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), a Associação Brasileira de Limnologia (SBL), a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e o Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Rio Paraíba Integrado (PELD RIPA .
O objetivo principal é fomentar o diálogo entre cientistas, gestores públicos e sociedade civil sobre os desafios da conservação dos ecossistemas aquáticos, além de divulgar pesquisas científicas e ações de sucesso voltadas ao monitoramento e gestão dos recursos hídricos no semiárido brasileiro. O evento pretende reunir cerca de 200 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação, discentes, pesquisadores, gestores públicos e associações da sociedade civil de diversos Estados do Brasil, mas com foco no semiárido. Todo o evento foi pensado e organizado por pesquisadoras que se destacam atualmente na área de Pesquisa na Paraíba, vinculadas às quatro instituições públicas do Estado: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba e Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), formando uma rede de atuação no Estado.
O IFPB participa da organização do evento com dois professores do campus de Princesa Isabel, pesquisadores da Limnologia: Daniele Jovem da Silva Azevedo e Evaldo de Lira Azevedo, que destacaram a importância da presença do IFPB no evento, como forma de fortalecer as parcerias com as pesquisas desenvolvidas por eles no âmbito da Limnologia.
A professora Silvana destacou a importância do evento, pela oportunidade de divulgar as pesquisas desenvolvidas voltadas à conservação dos ecossistemas aquáticos, em destaque o semiárido, associando às mudanças climáticas que o mundo vem atravessando, o que para ela é um grande desafio. Silvana ressaltou, ainda, o engajamento da comunidade científica reunida em busca de soluções, além de destacar o quanto é gratificante ver um campus do interior desenvolvendo pesquisas muito relevantes sobre o tema.