Noticia
Projeto Terapêutico retoma com atividades presenciais em quatro campi
A partir do mês de setembro, estudantes de quatro campi do IFPB participarão do projeto terapêutico presencial, oferecido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis em parceria com o curso de psicologia da Unipê. O objetivo é oferecer suporte emocional por meio da abordagem de diferentes temas, fazendo com que a saúde mental dos adolescentes seja cada vez mais valorizada e prioritária nas instituições de ensino.
Participam do projeto os campi de Cabedelo, Cabedelo Centro, João Pessoa e Mangabeira. São seis temas a serem abordados por meio de atividades práticas, dinâmicas e trabalhos em equipe, ao longo do semestre. Dentre os temas a serem trabalhados com os estudantes estão:
1. Autoconhecimento e autoestima: “Quem sou eu?”: dinâmicas sobre qualidades, habilidades e pontos de melhoria. “Construindo minha história”: linha do tempo da vida para reconhecer conquistas.
2. Habilidades socioemocionais: Comunicação assertiva: expressar sentimentos sem agressividade ou passividade. Resolução de conflitos: como lidar com brigas, fofocas e desentendimentos. Empatia: “colocando-se no lugar do outro” com atividades práticas.
3. Saúde mental e bem-estar: Lidando com ansiedade antes de provas e apresentações. Técnicas simples de respiração e relaxamento para o dia a dia escolar. Reconhecendo e falando sobre emoções.
4. Prevenção e cidadania: Bullying e cyberbullying: impacto e como agir. Uso saudável das redes sociais: limites e autocuidado digital. Respeito às diferenças: diversidade cultural, de gênero e religiosa.
5. Motivação e organização para os estudos: Como criar um plano de estudos realista. Estratégias para manter a atenção e concentração. “Meu futuro, minhas escolhas”: projeto de vida e orientação profissional (adaptado para idade).
6. Temas transversais criativos: Trabalho em equipe: jogos cooperativos. Expressão criativa para falar de sentimentos (arte, música, escrita). Mindfulness para adolescentes.
O projeto é desenvolvido com a equipe da clínica de psicologia da Unipê e terá duração de um semestre. As atividades serão realizadas por estagiários de Psicologia clínica do Curso de Psicologia, sob supervisão do Psicólogo supervisor responsável Professor Landerson Martins e sob a orientação da Psicóloga e Coordenadora de Assistência à Saúde do Estudante da PRAE, Ana Carolina Simões.
De acordo com a Coordenadora Carolina Simões, espera-se que ao final do projeto, os adolescentes apresentem uma melhora significativa em sua saúde mental, manifestada por uma maior autoestima, habilidades de enfrentamento mais eficazes e um maior suporte emocional por parte dos colegas e da instituição.
Equipes já realizaram visitas aos campi - Os campi de Cabedelo, Cabedelo Centro e João Pessoa receberam na última semana, a visita da equipe de coordenadores do projeto junto com os estudantes de psicologia do Unipê. O objetivo foi apresentar a equipe aos gestores dos campi e alinhar as demandas.