Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 08 > Delegação de Camarões visita IFPB para alinhar implantação de cursos no país africano

Noticia

Delegação de Camarões visita IFPB para alinhar implantação de cursos no país africano

Serão ofertados cursos de nível superior com apoio dos campi Sousa e Campina Grande
por Angélica Lúcio publicado: 29/08/2025 21h30 última modificação: 30/08/2025 18h20

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu, nesta semana, uma delegação da República dos Camarões em visita técnica e de prospecção. O objetivo foi discutir a implementação de cursos de nível superior no recém-criado Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela (Itab), localizado no país africano. Em abril, as instituições assinaram um protocolo de intenções voltado à cooperação educacional. 

Resultado de articulações da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), coordenada pela professora Mônica Montenegro, a parceria representa um avanço na estratégia de internacionalização do IFPB. A previsão é que, a partir de outubro deste ano, o Itab passe a oferecer cursos nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Agroecologia, Meio Ambiente e Informática, com apoio técnico dos campi Sousa e Campina Grande.

A reitora Mary Roberta Meira Marinho recebeu a comitiva nos campi de João Pessoa, no dia 27, e Campina Grande, no dia 29 de agosto. Também participou dos encontros o professor Paulo de Tarso Costa Henriques, ex-pró-reitor do IFPB, responsável por intermediar as tratativas iniciais da parceria.

A delegação camaronesa foi composta pelo diretor-geral do Instituto de Binguela, Ngomou Gilbert; pelo diretor de Relações Internacionais, Nkodo Etienne Yann Yves; e pelo representante de Camarões na Paraíba, Are Antoine.

“Com essa visita, pudemos esclarecer algumas questões, pois o nosso interesse comum é fortalecer a educação profissional tecnológica em nível superior em Camarões, por meio da parceria entre o IFPB e o Itab”, afirmou a reitora Mary Roberta. Ela acrescentou que a iniciativa é estratégica para a internacionalização do modelo educacional do IFPB. “Como próximos passos, receberemos professores camaroneses para conhecerem nosso sistema educacional e também enviaremos um servidor brasileiro para acompanhar presencialmente a implantação dos cursos”, declarou.

O diretor-geral do Itab classificou a visita como produtiva. “O Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela foi recentemente criado, marcando o início das atividades da instituição. Ao chegarmos ao Brasil, nosso objetivo era aproveitar a ampla experiência do IFPB, como referência para a estruturação e o desenvolvimento do nosso projeto educacional”, disse Ngomou Gilbert. Ele também agradeceu ao IFPB, ao Ministério da Educação e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apoio institucional.

Agenda incluiu encontros de alinhamento pedagógico e legal

Delegação de Camarões visita IFPB para alinhar implantação de cursos no país africano_Crédito da imagem_ Ascom_IFPBCampinaGrande (9).JPGDurante a programação, foram realizados encontros de alinhamento pedagógico e legal, com foco na estruturação dos projetos dos cursos que serão ofertados em Binguela. Além dos aspectos curriculares, foram discutidos temas como infraestrutura mínima, acessibilidade, recursos humanos e formação continuada. A delegação conheceu o catálogo de cursos técnicos superiores do IFPB e a legislação correspondente, o que contribuiu para o entendimento das diretrizes educacionais brasileiras.

Delegação de Camarões visita IFPB para alinhar implantação de cursos no país africano_Crédito da imagem_ Ascom_IFPBCampinaGrande (10).JPG

Na sexta-feira, os representantes de Camarões foram ao Campus Campina Grande, onde visitaram laboratórios, salas de aula, restaurante estudantil, ginásio esportivo e biblioteca. A comitiva foi recebida pela reitora Mary Roberta e pela diretora-geral do campus, Ana Cristina Dantas, além de outros gestores e servidores.

“Para o IFPB, essa parceria representa uma experiência muito enriquecedora, promovendo um intercâmbio que estimula a troca de saberes e culturas. Nós já temos alguns alunos africanos no campus, e vemos o quanto eles nos ensinam e que Delegação de Camarões visita IFPB para alinhar implantação de cursos no país africano_Crédito da imagem_ Ascom_IFPBCampinaGrande (8).JPGé uma troca mútua”, afirmou Ana Cristina.

Ela completou: “Queremos que a internacionalização seja percebida de uma maneira muito natural, em que a língua não seja uma barreira, mas um instrumento que faz com que possamos nos conectar com várias pessoas ao redor do mundo”. Ao fim da visita, a delegação se encontrou com a estudante africana Sandra Oluchi Ohanyere, da Nigéria, que está em intercâmbio no IFPB. O encontro, não previsto na agenda, foi citado como exemplo da força da internacionalização.

Saiba mais  Em Campina Grande, a comitiva foi recebida pela reitora Mary Roberta e pela diretora-geral do campus, Ana Cristina Dantas, além do pró-reitor de Ensino, Neilor César; da diretora-geral de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci; do diretor de Administração e Finanças do Campus Campina Grande, Albino Nunes; do diretor de Extensão Popular e Rural, Alexsandro Ribeiro; da pedagoga Rosicleia Araújo Monteiro; e da técnica administrativa Elaine Pereira de Brito, entre outros.

Imagens: Ascom - Campus Campina Grande