Noticia
PREAMAR promove workshop no CEPENE/ICMBio
O Programa Estratégico de Estruturas Artificiais Marinhas da Paraíba (PREAMAR) realizou nos dias 28, 29 e 30 de junho o I Workshop do Programa. O evento aconteceu em Pernambuco no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE) gerido pelo ICMBio, localizado na praia de Tamandaré.
Durante três dias o grupo formado por cerca de 90 pesquisadores e bolsistas do IFPB, UFPB, UEPB, UFCG, UFPE, UFCE e USP se reuniram para discutir metodologias de trabalho e alinhar as dinâmicas que serão executadas no gerenciamento costeiro integrado de nove municípios do litoral paraibano (João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Pitimbu, Rio Tinto, Marcação, Baia da Traição e Mataraca).
A expansão do PREAMAR foi oficializada no ano passado e conta com mais de R$ 10 milhões em investimentos do Governo da Paraíba. Com isso os municípios terão a disposição um diagnóstico ambiental que norteará possíveis intervenções do poder público para a mitigação e prevenção de fenômenos naturais, como a erosão marinha e aumento do nível do mar, bem como para obras e infraestrutura pensadas de maneira sustentável.
Durante o workshop realizado no CEPENE foram discutidas questões administrativas, os planos de trabalho das diversas equipes, as metodologias dos meios sócio-econômico, biológico e físico, de educação ambiental e questões relacionadas à gestão da informação. Entre as dinâmicas do Workshop houve um painel interativo onde os participantes puderam contribuir com “Ideias para manter o oceano vivo”. As sugestões serão colocadas numa cápsula submarina e afundadas. No futuro as memórias coletivas serão resgatadas.
“O evento foi um sucesso, preparamos toda a equipe para começar agora em julho as atividades de campo e de coleta do diagnóstico ambiental voltados ao gerenciamento costeiro integrado” disse o professor Cláudio Dybas, Coordenador do PREAMAR.
”Como estudante começar meu primeiro projeto em grande escala é muito importante, está sendo gratificante, uma experiência única para mim” disse a bolsista Maria Eduarda Alcântara, do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba.
O professor Bráulio Santos, Coordenador do Meio Biológico, considerou o workshop excelente. “É a primeira vez que toda a equipe do PREAMAR está reunida, discutimos vários temas transversais, faz parte do nosso trabalho essa interdisciplinaridade”
A programação foi encerrada com uma apresentação do analista ambiental, Eduardo Almeida, sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, e uma visita á Base dos Recifes Costeiros.
O Coordenador do CEPENE, Leonardo Messias, explicou que o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste existe há 42 anos atuando na pesquisa, monitoramento da biodiversidade marinha, criação de unidades de conservação e na formação de pessoal.
São parceiros do PREAMAR o IFPB, a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e o Ministério Público Federal, tendo como interveniente a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec). 
Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM / Fotos: Acervo do PREAMAR