Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 07 > Por mais inclusão no esporte

Noticia

Por mais inclusão no esporte

IFPB e Comitê Paralimpico firmam parceria
por Patrícia Nogueira publicado: 30/07/2025 18h28 última modificação: 31/07/2025 17h11

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) iniciou diálogos com o Comitê Paralímpico Brasileiro para o desenvolvimento de ações voltadas à inclusão social no esporte. 

A proposta foi discutida em reunião realizada nesta quarta-feira (30), com a presença da Reitora Mary Roberta, do Pró-reitor de Ensino, Neilor César, e do Diretor de Extensão, Alex Ribeiro, com o presidente do Comitê David Farias e o professor de Educação Física da UFPB, Alexandre Sérgio, educador paralímpico.

Como encaminhamento do encontro, foi deliberada a formalização de um acordo de cooperação entre as instituições. A parceria prevê a oferta de cursos de capacitação voltados para profissionais de Educação Física, além da realização de eventos e seminários conjuntos. A plataforma do Comitê também permitirá que os cursos sejam ofertados de forma online, ampliando o acesso dos servidores do IFPB aos conteúdos formativos. Clique aqui. 

Durante a reunião, o diretor do Comitê Paralímpico Brasileiro, Dênio Farias Costa, e o professor da UFPB, Alexandre Sérgio Silva, divulgaram o IV Seminário Modalidades Paralímpicas – Centro de Referência de João Pessoa/PB, que está com inscrições abertas até o dia 14 de agosto. 

O objetivo central da parceria é qualificar os docentes da instituição para o atendimento educacional de estudantes com deficiência na prática esportiva. 

Também foi discutida a possibilidade de realização futura de um seminário sobre o tema no IFPB, com o objetivo de ampliar o debate e a conscientização sobre o esporte paralímpico no estado. 

Uma outra novidade voltada para a área do paradesporto é a criação de um Centro de Referência Paralímpico no sertão. A iniciativa é do Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com o IFPB Campus Patos e com a prefeitura do município. O termo de parceria foi assinado no mês de junho.