Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 05 > Evento reúne mais de 700 participantes para discutir sustentabilidade

Destaque

Evento reúne mais de 700 participantes para discutir sustentabilidade

Durante os três dias de programação, foram apresentados 157 trabalhos distribuídos entre comunicações orais e banners
por publicado: 22/05/2025 00h47 última modificação: 22/05/2025 13h02

O Garden Hotel, localizado em Campina Grande, foi palco do evento “Formação de Professores para a Educação Sustentável: Integrando os ODS na Prática Educacional”, que reuniu mais de 700 participantes, entre professores e estudantes de cursos de licenciatura, no período de 19 a 21 de maio. O encontro teve como principal objetivo debater a inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática educacional, promovendo uma formação docente alinhada às demandas contemporâneas da sociedade.

Durante os três dias de programação, foram apresentados 157 trabalhos, distribuídos entre comunicações orais e banners, além das palestras e rodas de conversas. A diversidade dos projetos demonstrou o engajamento dos participantes e a variedade de abordagens sobre temas como inovação pedagógica, metodologias interdisciplinares e práticas sustentáveis na educação básica. 

Vale destacar que a  participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o desenvolvimento dos projetos são ações relevantes para permanência e êxito dos estudantes.

Para a coordenadora de licenciaturas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), autora do projeto viabilizou o encontro, Carolina de Brito Barbosa, o evento foi uma oportunidade valiosa para que estudantes compartilhassem experiências e práticas pedagógicas. Segundo ela, a ação foi viabilizada por meio de um projeto submetido à Capes, e a intenção é dar continuidade à iniciativa. “Queremos propor novas edições, promovendo cada vez mais a integração da comunidade acadêmica”, afirmou.

.jpg

O professor Thiago Ruffo, do Campus Cabedelo, destacou a relevância do tema e o sucesso da participação. “Pensamos em uma temática capaz de integrar as diversas licenciaturas. A proposta dos ODS conseguiu unir cursos como Biologia, Física, Química, Matemática, Letras e Educação Física em torno de um eixo comum, permitindo o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares”, avaliou.

Já o pró-reitor de Ensino do IFPB, Neilor Cesar, ressaltou o protagonismo estudantil no evento. “Foi um momento marcante. Os relatos e experiências apresentados pelos alunos mostram que eles, mesmo em formação, já compreendem e vivenciam o papel transformador da docência”, destacou.

A reitora do IFPB, Mary Roberta, também comemorou os resultados e enfatizou a importância da iniciativaApresentações de banners.jpg no processo formativo dos licenciandos. “Eventos como este devem fazer parte da política institucional. A mobilização envolveu diferentes campi, além de contar com a participação de representantes da UEPB, UFPB e do Instituto Federal de Brasília”, afirmou.

O evento foi bem recebido também pelos estudantes. Ana da Paz Figueiredo, aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Princesa Isabel, destacou a troca de experiências como um dos pontos altos. “Saímos daqui com novas ideias e projetos, o que é essencial para nossa formação como futuros docentes”, disse.

O estudante Wanderson Fellype Torres, da Licenciatura em Física (Campus Campina Grande), celebrou a oportunidade de interagir com colegas de diferentes cursos e conhecer práticas pedagógicas diversas. “Essas experiências nos fazem refletir sobre o papel do pensamento científico na construção de uma educação de qualidade”, concluiu.

A programação contemplou áreas como o Ensino de Ciências e Biologia, Física, Educação Física, Língua Portuguesa e Matemática, com foco em metodologias inovadoras aplicadas ao ensino básico.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB