Noticia
Estudantes e professores avaliam evento sobre educação sustentável
A movimentação entre as apresentações de banners, comunicações orais, mesas de conversa e palestras demonstrou o quanto o evento “Formação de Professores para a Educação Sustentável: Integrando os ODS na Prática Educacional” foi cuidadosamente planejado para que os participantes pudessem aproveitar ao máximo cada uma das modalidades de apresentação.
Essa organização contribuiu significativamente para a excelente avaliação do evento, não apenas pelos estudantes de licenciatura, mas também pelos docentes e técnico-administrativos envolvidos. O evento foi realizado pelo IFPB, no Garden Hotel, em Campina Grande, de 19 a 21 de maio.
Para o professor Thiago Ruffo, do Campus Cabedelo, o evento superou todas as expectativas. Ele destacou que o evento conseguiu reunir 156 trabalhos de diversas áreas das licenciaturas do IFPB, além de oferecer uma diversidade de atividades, como palestras e rodas de conversa.
Ouvindo os estudantes, o professor pôde avaliar de forma muito positiva o papel do evento na formação dos discentes. “Para muitos, esta foi a primeira oportunidade de apresentar trabalhos e de se integrar com outros cursos que são ofertados a distância. Nós conseguimos atingir plenamente os objetivos inicialmente previstos e vamos lutar para que esta iniciativa se torne uma política de Estado permanente”, comentou Ruffo.
De acordo com o professor Evaldo Azêvedo, do Campus Princesa Isabel, o evento foi “magnífico". Ele ressaltou que, em termos de organização e variedade temática, o evento não deixa a desejar em comparação a grandes encontros da área, e comemorou o aprendizado e a experiência adquiridos por todos os participantes.
“Depois do dia de hoje, saímos daqui felizes por ter aproveitado este momento de confluência do PIBID e por constatar o quanto o IFPB tem produzido e realizado dentro do programa. Nossos alunos estão encantados por poder participar deste momento”, pontuou.

Os estudantes de licenciatura do IFPB também avaliaram positivamente o evento, destacando a organização e a interdisciplinaridade das temáticas relacionadas ao ensino básico — com foco em metodologias, inovação e a forma como as disciplinas podem abordar os temas de forma específica e integrada.
A aluna Fabiola Ferreira, do curso de Licenciatura em Letras do Campus Sousa, comentou: “Percebi que uma aluna de Licenciatura em Química utiliza em suas aulas a mesma obra de Conceição Evaristo que eu também uso nas aulas de Português.”
Já Kaliane Aguiar, discente de Licenciatura em Química do Campus João Pessoa, destacou o cuidado da organização com o bem-estar dos alunos e a assistência prestada para garantir a participação de todos. Ela também ressaltou a importância do estudo dos ODS para a formação dos futuros docentes e a abordagem integradora que o tema adquiriu durante os dias do evento. “As palestras chamaram a atenção para um tipo de escola que antes julgávamos difícil de existir, e agora sabemos que já é realidade”, afirmou.
A organização do evento também chamou a atenção da professora da Universidade Estadual da Paraíba, Marcionila Fernandes. Convidada para integrar uma roda de conversa no evento, ela ficou encantada com o compromisso dos estudantes que participaram do evento. “Fiquei impressionada com o que vi. Uma juventude feliz e comprometida com uma discussão como essa, que envolve educação e meio ambiente”. E, complementou: “me surpreende que nós da universidade não sabemos olhar com mais atenção para os institutos federais”.