Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 03 > IFPB cria Núcleo de Convênios e Cooperação Técnica

Noticia

IFPB cria Núcleo de Convênios e Cooperação Técnica

Ação fortalece a governança, ampliando possibilidades de captação de recursos externos
por Patrícia Nogueira publicado: 10/03/2025 19h03 última modificação: 10/03/2025 19h05

O IFPB agora dispõe de um setor específico para a gestão de convênios e cooperação técnica, garantindo o uso mais eficiente dos recursos públicos, a partir da otimização e ampliação de possibilidades de captação de recursos externos. Trata-se do Núcleo de Convênios e Cooperação Técnica, ligado à Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização.

A criação do Setor de Convênios do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) representa um divisor de águas na captação e gestão de recursos para a instituição. Esse avanço, fortalece a governança e amplia as possibilidades de financiamento externo”, explicou o Diretor de Planejamento, Anderson Braulio Silva. 

A iniciativa surgiu a partir de uma consultoria especializada da Auditoria Interna do IFPB que identificou obstáculos e propôs melhorias para a consolidação de um modelo eficiente de gerenciamento de convênios.

“A consultoria teve como foco a estruturação de um fluxo de processos eficaz para a gestão de convênios, desde a captação até a prestação de contas. A necessidade de aprimoramento nessa área surgiu a partir de um diagnóstico prévio realizado pela auditoria interna, que apontou riscos na descentralização das responsabilidades e na ausência de uma unidade especializada para gerir convênios”, destacou o auditor Bruno Cabral. 

O processo começou a partir do Mapeamento de riscos e deficiências processuais; Análise comparativa com boas práticas de instituições similares; Proposição de um modelo operacional eficiente e por fim a Construção de fluxos de trabalho e definição de competências.

Para o setor de Auditoria Interna, a criação do Núcleo é um reflexo do fortalecimento da governança e da capacidade da instituição de se adaptar e inovar. “O papel da auditoria interna, ao atuar de forma consultiva e estratégica, reforça a importância dessa unidade como aliada da gestão pública eficiente”, comemorou o auditor Bruno.

A portaria 103/2025 que criou o setor foi publicada no mês de janeiro pela reitoria.