Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 02 > IFPB participa de reunião de trabalho no TCE-PB sobre primeira infância

Noticia

IFPB participa de reunião de trabalho no TCE-PB sobre primeira infância

Corte de Contas propôs a criação de um Pacto pela Primeira Infância na Paraíba
por publicado: 25/02/2025 15h53 última modificação: 25/02/2025 15h57

Debater um pacto pela primeira infância na Paraíba foi o objetivo de uma reunião realizada na segunda-feira (24), em João Pessoa-PB, reunindo instituições de educação no estado. O encontro foi uma promoção do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) e contou com a presença de conselheiros e auditores, além de representantes do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB. A iniciativa do TCE-PB objetiva que essas instituições de ensino público colaborem no fortalecimento das políticas públicas infantis.

Na oportunidade, o IFPB foi representado pela diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci, e pelo assessor especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pereira. A reitora Mary Roberta Meira Marinho não pôde participar do encontro, visto que está no Rio de Janeiro-RJ cumprindo missão institucional.

A reunião no TCE-PB foi conduzida pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Fábio Nogueira. O encontro representa o início de uma série de iniciativas para fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos. O Pacto pela Primeira Infância na Paraíba vai traçar eixos de atuação para aprimorar a atenção à primeira infância no Estado. O evento principal está agendado para o dia 28 de abril.  O grupo de trabalho do TCE-PB é coordenado pelo conselheiro André Carlo.

Durante a reunião, Lucrécia Petrucci ressaltou a importância de políticas públicas integradas que assegurem o desenvolvimento pleno das crianças nos primeiros anos de vida. "Trata-se de uma iniciativa relevante, que envolve diversas instituições numa ação que prioriza a primeira infância e que, certamente, irá fortalecer os demais níveis de ensino, reduzindo desigualdades e transformando a vida das nossas crianças e jovens através da educação", afirmou.

O assessor especial Ramiro Manoel também destacou a relevância da proposta. “É de grande importância para o estado da Paraíba a união das comunidades acadêmicas das instituições públicas, do TCE-PB, das gestoras e dos gestores municipais, dentre outros entes, para formatarem um pacto pela educação infantil, ressaltando as ações a serem adotadas com o intuito de reduzir as desigualdades sociais e que venham a promover políticas públicas para a Primeira Infância”, disse.

Também estiveram presentes à reunião, a reitora da UEPB, Célia Regina Diniz; o chefe de gabinete da Reitoria da UEPB, Luciano Albino; a presidente do Conselho Estadual da Primeira Infância, professora Adelaide Alves, além de Cláudio Batista, representante da UFCG, e de  Irís Braz da Silva Araújo, representando a UFPB. Pelo TCE, participaram os auditores do controle externo, Adriana Rego, Leonardo Rodrigues, Marcus Felipe e Ivo Cilento, bem como o diretor da Auditoria e Fiscalização, Eduardo Albuquerque.

(DGCOM/IFPB com informações de Ramiro Manoel e do TCE-PB)




registrado em: