Você está aqui: Página Inicial > Catolé do Rocha > Notícias > 2025 > 10 > IFPB Catolé se classifica para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Noticia

IFPB Catolé se classifica para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Três equipes do campus subiram ao pódio na fase regional
por Ana Carolina Abiahy publicado: 02/10/2025 15h46 última modificação: 08/10/2025 15h29

O Campus Catolé do Rocha do Instituto Federal da Paraíba tem se tornado uma referência em robótica. Desde 2017, o professor Alexsandro Trindade, atual Diretor de Desenvolvimento de Ensino, prepara estudantes para essa área. O resultado vem sendo uma coleção de medalhas conquistadas por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico. 

A próxima disputa é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que vai acontecer em Vitória, no Espírito Santo, de 13 a 19 de outubro. A equipe Héstia, formada pelas alunas Letícia Silvestre, do curso de Informática, e Clarice Alves, de Edificações, ficou em 2º lugar na final estadual, o que garantiu a vaga na fase nacional, na categoria de robô resgate nível 2. A competição estadual foi realizada entre os dias 21 e 24 de agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, precedida das disputas das etapas por região do estado.

equipe apolo IFPB Catole - Copia.jpegNo regional sertão, que envolveu 80 equipes, o IFPB Catolé conquistou os três primeiros lugares do pódio, confirmando a força do trabalho desenvolvido no eixo de robótica. O 1º lugar foi da Equipe Apolo formada por José Neto, Daniel Neemias e Dafne Magalhães, que também trouxe a medalha de melhor escola pública na final estadual. Em segundo lugar da regional, ficou a Héstia, de Letícia e Clarice, e em terceiro a Equipe Hera, formada pelas alunas Maria Luiza, Laura Câmara e Rebeka Pinheiro. 

Para Letícia Silvestre, a participação na competição fortaleceu a confiança do grupo: “A experiência na etapa estadual nos preparou para enfrentar os próximos desafios com confiança e foco. Com dedicação redobrada, estamos prontas para conquistar nossos objetivos. É uma honra representar o Instituto Federal da Paraíba na etapa nacional da OBR”, afirmou a aluna.

Já para Clarice Alves, a trajetória até aqui trouxe aprendizados que vão além da competição: “Poder competir na etapa regional e estadual foi uma experiência única, onde aprendemos muito, não apenas como competidoras, mas também como pessoas. Nos empenhamos bastante para conquistar a vitória e estamos muito felizes por ter nos classificado para o nacional e por representar o IFPB e a Paraíba nessa jornada rumo ao título nacional da OBR.”

IFPB Catolé também na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica 

EQUIPE HERA IFPB CATOLE - Copia.jpegO IFPB Catolé ainda conseguiu outra façanha: se classificar para a etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR) que vai acontecer em dezembro, em São Paulo. A classificação ocorreu em duas categorias distintas da competição. A etapa paraibana foi realizada no dia 27 de setembro, também no Espaço Cultural, na capital. O TJR começou em 2009 e chegou a todas as regiões brasileiras em 2016. 

Para o professor Alexsandro, essas conquistas reforçam o compromisso do Campus Catolé do Rocha com a excelência acadêmica e a formação de estudantes protagonistas no cenário científico e tecnológico. Além disso, revelam o impacto positivo do trabalho de professores, técnicos e alunos na consolidação da robótica como ferramenta de inovação e transformação educacional.

“O desempenho das equipes não apenas eleva o nome do campus, mas também inspira toda a comunidade escolar a seguir investindo em ciência, tecnologia e criatividade como caminhos para um futuro promissor”, destacou. A cada ano, o professor Alexsandro orienta projetos de pesquisa e de extensão que disseminam o conhecimento em robótica. Alguns projetos são desenvolvidos em outras escolas públicas do município e acabam sendo a porta de entrada para os jovens conhecerem o IFPB e acabarem se inscrevendo para os processos seletivos da instituição.